Alentejo
As planícies a perder de vista começam a desenrolar-se junto ao Tejo. Se ao norte o ritmo é marcado pelo verde da campina, mais para sul a paisagem combina com sol, calor e um ritmo compassado. É o Alentejo.
A norte pastam cavalos na lezíria; no vasto interior, a planura imensa, searas louras ondulando ao vento; No litoral praias selvagens duma beleza agreste e inexplorada.
A amplitude da paisagem é entrecortada por sobreiros ou oliveiras que resistem ao tempo. SANTARÉM é um miradouro natural sobre a imensidão do Tejo. Aqui e ali ergue-se um recinto muralhado, como MARVÃO ou MONSARAZ, ou a antiguidade duma anta a lembrar a magia do lugar. Nos montes, casas térreas e brancas coroam pequenas elevações, os castelos evocam lutas e conquistas, e os pátios e jardins atestam influências árabes, que moldaram povo e natureza.
No Alentejo, a força da terra marca o tempo e cidades como ELVAS E EVORA, classificadas Património Mundial, pela Unesco, mostram a tenacidades das gentes.
Aqui também se encontra o maior lago artificial da Europa, O ALQUEVA, uma imensidão de água a perder de vista, rodeada de uma paisagem natural invejável com Pequenas «ilhotas», pequenos pedaços de terra que nos fazem sonhar por ter ali um refugio de fim de semana.
Não se pode passar para norte ou para sul sem conhecer o LITORAL. Com uma paisagem alta e escarpada, com pequenas praias abrigadas entre arribas, e muitas que são ideais para o SURF. E também aqui há aromas de campo, as ervas de cheiro temperam PEIXE, MARISCO e outros PRATOS REGIONAIS, que se acompanham com excelentes VINHOS DO ALENTEJANOS.
Nesta região, todo o Alentejo vive ao ritmo da terra.